quarta-feira, 29 de julho de 2009

Os sete Chakras principais - Chakra Raiz


O PORTAL DA TERRA



O CHAKRA RAIZ : TABELA DE CORRESPONDENCIA







Figura vista por C.W.Leadbeater
Localizaçao : No períneo, entre o ânus e os orgaos genitais





Nome em sânscrito : Muladhara (derivaçao de mula, que significa "raiz" e adhara que significa "base" ou "apoio"





Função : Sobrevivência, ligaçao com a Terra





Elemento : Terra





Estado interior : Estabilidade





Glândulas : Supra-renais





Parte dos corpo: Pernas, pés, osso, intestino grosso





Disfunçoes : Obesidade, hemorroidas, prisao de ventre, ciática





Cor : Vermelha





Som Fundamental : Lam





Sentido : Olfato





Som vocálico :O (como em força)





Pétalas : Quatro: vam, sam, sam, sam





Animais-símbolo: Touro, Elefante, Boi





Divindades : Brama, Dakini,Gaia, Deméter, Perséfone, Erishkagel, Ana, Ceridwen, Geb, Hades, Pwyll





Nossa jornada começa aqui no chakra raiz. O nome em sânscrito deste chackra é Muladhara. Ele se origina de duas palavras que sifnificam "raiz" e "base" ou "apoio". Este nome descreve adequadamente a funçao deste centro energético, que é a de proporcionar um esteio poderoso que nos liga a todas as coisas vivas.








É a nossa base no fundo físico. Nós também somos parte da natureza; compartilhamos muitas funçoes e instintos com outras criaturas vivas. Somos todos partes de um único mundo. Se deixamos de reconhecer isso, estaremos apenas nos iludindo.A sensação de pertencer ao mundo físico é absolutamente vital para que nos relacionemos com ele.






O Chakra Raiz representa, essencialmente, a vontade do sobreviver, o próprio impulso fundamental. Sem esse impulso nao existe a disposiçao de combater as circunstâncias adversas ou adaptar-se a novas situaçoes. Os animais também expressam a vontade de sobreviver através do seu desenvovimento evolucionário particular.




A cor vermelha é atribuida a esse chakra. É a cor do sangue vital. Esta cor passou a simbolizar as paixoes e a propria energia vital, e veio a fazer parte do uso comum da linguagem, como, por exemplo, na expressao "ficar vermelho de raiva". A cor vermelha está relacionada com o planeta Marte, que simboliza forças dinamica, vigorosas e, até mesmo agressivas. Ela representa a menor frequencia no espectro das cores e corresponde, adequadamente, às qualidades e funçoes do chakra raiz.





Esse chakra ao contrário dos outros, está voltado para baixo, na direçao da terra, de onde extrai e transmite forças geodésicas sutis. Esse contato depende da proximidade da terra física. Caminhar ao ar livre nao é apenas um bom exercício - é uma boa oportunidadede nos ligarmos à terra que está debaixo dos nosso pés.



O chakra representa nossos instintos e impulsos mais primitivos. Não deve causar surpresa o fato de que as glândulas associadas a ele sejam as supra-renais, que são responsaveis pela reaçao de ataque ou fuga desencadeada pela produção da adrenalina.





A Kundalini e o Chakra Básico



A energia transformadora, Kundalini, também é um grande mistério. Não podemos estudar os chakras sem leva-la em consideraçao, essa energia adormecida repousa dentro do chakra raiz. Diz-se que a completa ascensão dessa força roduz a liberaçao e iluminaçao. Quando a energia é despertada, ela sobe através dos chakras transformando tudo em seu caminho.


Existe uma polaridade particular entre o chakra raiz e o coronário. O primeiro contém a origem da Kundalini; o chakra coronario, "a morada de Shiva", se abre totalmente no supremo florescer. A Kundalini, na qualidade de Shakti, reside no chakra raiz, aguardando a futura união cósmica. A polaridade Shiva-Shakti é, em si, um paradigma da criaçao. O termo Shakti se refere ao aspecto feminino de todos os níveis da criaçao. Quando ele é acrescentado ao nome de uma deusa, reforça sua natureza na qualidadde uma co-criadora dinâmica num determinado nível. Existe a hierarquia de poderes de Shakti simbolizada por parceiros ativos dentro dos proprios chakras. O feminino Divino tem o domínio sobre a substância do mundo material, fornecendo a forma, como recipiente, para a força.







A Shakti Kundalini, que reside no chakra raiz, é uma forma cosmica onipresente em toda a criaçao. A Kundalini finalmente se ergue ao comando da consciencia que foi despertada por meio da pratica espiritual. O eixo do Sahasrara-muladhara pode ser visualizado como uma força magnetica com um pólo de atraçao em cada extremidade.




Nota: Nunca procurem despertar a Kundalini sem orientaçao!






Existem inúmeros bloqueios, obstaculos e dificuldades que separam os dois polos do imã e que impede a força magnética. A PRATICA ESPIRITUAL TEM O EFEITO DE REMOVER ESSES OBSTÁCULOS, PRINCIPALMENTE COM A DEVIDA ORIENTAÇAO.




Os ensinamentos hindus nos dizem que o chakra raiz contém um nó psiquico, o Brahma granthi. Nós semelhantes so encontrados no chakra cardiaco e no frontal. Esses bloqueios psiquicos nao podem ser dominados pela força nem destruido pelo intelecto. De fato a existência deste nós dentro do dos centros energéticos atua como uma proteçao extremamente importante que contribui para a manutençao do status quo. Eles funcionam como portas fechadas que impedem a ascensao da energia além de determinados níveis, até que a consciência tenha produzido a chave necessária para transo-los.




O chakra raiz encerra forças cósmicas. Os chakras contém informaçoes e memoria à semelhança de um HD de um computador, armazenando e atualindo dados vitais em seus arquivos. O conteúdo de cada chakra permenace oculto até que a "chave" adequada seja reconhecida. Esta chave pode assumir muitas formas como, por exemplo, a energia aplicada, a meditaçao ou o estímulo físico. Um despertar súbito pode, repentinamente, suscitar uma recordaçao distante e liberar de uma maneira violenta emoçoes reprimidas.





Quando o chakra raiz está ativo e equilibrado, existe uma sensaçao de propósito, de pertencer ao mundo natural, e uma disposiçao de assumir a responsabilidade pessoa pelas açoes e empreendimentos.





Exercícios de orientaçao:


1. Escolha uma divindade terrestre. Estude sua mitologia e familiarize-se com as formas nas quais ela foi representada.


2. Analise o seu relacionamento pessoal com o mundo natural, levando em consideraçao o seguinte: O que a Terra lhe dá e o que voce dá a Terra?


3. Medite a respeito do elemento terra.


- Visualizaçao: Os Quatro Elementos


Veja diante de si um circulo traçado no chao. Veja os quatro quadrantes ou pontos cardeais claramente marcados nele. No centro do circulo, ergue-se uma figura. Esta é a divindade terrena que voce escolheu. Enquanto voce observa, a figura o convida a entrar no circulo. Vocês permanecem, entao,no centro. A figura te mostrará o primeiro quadrante :Terra. Sinta-se envolvido por este elemento e observe como está se sentindo, absorva a sensaçao e deixe-se levar pela imaginaçao. Aguarde vai relaxando e deixe a imagem ir desaparecendo gradualmente e voce volta para o centro do círculo.



A figura ira te mostrar todos os quadrantes, se entregue-se a cada um sem pressa, observe, sinta vivencie cada ponto cardeal e absorva o que cada um lhe mostra e as sensaçoes que sentir. Quando terminar, volte ao centro novamente e aguarde.


Voce vera a figura da divindade que voce escolheu lhe esperando. Ela se volta pra voce e diz : "Como pretende usar os poderes da Terra?" Nao se apresse em responder. A cena, finalmente desaparece. Esta pergunta sera feita a cada ponto cardeal (agua, ar, fogo) e a cada uma responda o que sentiu.



Voce poderá optar por escrever as sensaçoes e percepçoes em um pequeno caderno.



Imagens nos Sonhos



Se voce seguiu direitinho podera ter sonhos também, o trabalho do chakra raiz pode produzir, espontaneamente, uma grande série de imagens, indicando que houve um despertar: por exemplo, sonhos que acontecem embaixo da terra e revelam uma fonte de poder até agora oculta:



possivelmente numa cavena ou camara subterranea num porao ou adega;

sonhos de fogo subterraneo;



sonhos nos quais se abre um alçapao oculto;

sonhos que dao destaque a escavaçoes em busca de tesouro ou objetos de valor;

Sonhos com serpentes, touros, elefante ou de outra fera de grande orte também estão relacionados com este nível de consciência.



Estes sonhos demonstram que esta havendo um despertar do chakra raiz.


Musica que são especificas do chakra raiz

O chakra raiz é sensível à musica tribal simples e aos sons ritmicos primitivos naturais. Os sons autênticos do tambor e das cançaoes podem encorajá-loa a dançar, a bater os píes ou a pular.

Composiçoes musicais sugeridas:

Todos os de percussao
Musica indígena
Voce pode apenas usar uma maraca
e de alguns autores como:
Meetings eith Remarkable Alloys de Chris Campell
Spirit of the Red Man de John Richardson.



Que voces tenham um maravilhoso despertar.



Vou falar de cada chakra e farei o possivel para colocar os exercicios em todos.



Fonte: C.W. Leadbeater, Naomi Ozaniec


LUZ E HARMONIA


segunda-feira, 20 de julho de 2009

Chackras ou Centros de força - Conceito

A palavras chackra é sânscrita, e significa roda. Também se usam várias acepçoes figuradas, incidentais ou por extensao, como nas linguas ocidentais. Da forma como falamos da roda do destino ou da fortuna, assim também os budistas falam da roda da vida e da morte e designam com o nome de Dhammachakkppavattana Sutta Chakka é o equivalente páli do sânscrito chakra.








Nas conversaçoes comuns, o homem costuma falar de sua alma como se o corpo, por intermédio do qual fala, fosse o seu verdadeiro ser, e que a alma, uma propriedade feudo do corpo, algo semelhante a um globo cativo a flutuar sobre o corpo, a ele ligado de um certo modo. Esta afirmaçao é vaga inexata e errônea, pois o inverso é que é verdadeiro. O Homem é uma alma que possui um corpo, ou em realidade varios corpos, porque além do corpo visível,por cujo meio desenvolve seus negocios neste baixo mundo, tem outros corpos invisíveis à visao ordinária, com os quais se relaciona com os mundos emocional e mental.







Os Chakras, ou Centros de Força, superfísicos, através dos quais as energias dos diferentes campos sao sincronizadas e distribuidas, sao pontos de conexao pelos quais flui a energia de um para outro veículo do homem.







Quem quer que possua um ligeiro grau de clarividencia, pode vê-los facilmente do duplo etérico, em cuja superfície aparecem sob a forma de depressoes semelhantes a pratinhos ou vórtices.







Quando ja totalmente desenvolvidos, assemelham-se a círculos de uns cinco centímetros de diâmetro, que brilham mortiçamente no homem vulgar, mas que, ao exercitarem vividamente, aumentam de tamanho e se veem como refulgentes e coruscantes torvelinhos à maneira de diminutos sóis.



Todos estes centros giram incessantemente, e pelo cubo ou boca aberta de cada uma delas continuamente a energia do mundo superior, a manifestaçao da corrente vital dimanante do Segundo Aspecto do Logos Solar, a que chamamos energia primária de natureza sétupla, cujas modalidades in totum agem sobre cada chakra, ainda que particular predominio de uma delas segundo o crakra. Sem esse influxo de energia nao existiria o corpo físico.

Portanto, os centros ou chakras atuam em todo ser humano ainda que nas pessoas pouco evoluidas é tardo o seu movimento, o stritamente necessario para formar o vórtice adequado ao influxo de energia. No homem bastante evoluído refulgem e palpitam com vívida luz, demaneira que pore eles passa uma quantidade muitissimo maior de energia, e o individuo obtem como resultao o acrescimo de suas potencias e faculdades.

Voces podem se aprofundar mais lendo "Os Chakras - Os Centros Magnéticos Vitais do Ser Humano"

de C.W. Leadbeater

LUZ E HARMONIA

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Duplo Etérico - Um pequeno esboço!



Os filósofos tem limitado sua atençao à parte do corpo físico bastante densa para que a vejam os olhos, e a maioria deles desconhece provavelmente a existência daquele grau de mátéria, também fisica, ainda que invisível, a que em Teosofia chamamos Etérica.

Esta parte invisível do corpo físico é de suma importância para nós, porque é o veículo pelo qual fluem as corrente vitais que mantém vivo o vorpo, e serve de ponte para tranferir as ondulações o pensamento e a emoçao do corpo astral ao corpo físico denso. Sem tal ponte intermediaria nao poderia o ego utilizar as células do cerebro. Uma pessoa clarividente o vê como uma distinta massa de neblina gris-violeta debilmente luminosa, que interpenetra a parte densa do corpo físico e se estende um pouco mais além deste.

A vida do corpo físico muda incenssantemente, e para viver necessita de contínua alimentaçao de tres fontes distintas. Precisa de comida para a digestão, de ar para a respiraçao e de tres modalidades de vitalidade para a assimilaçao.

Essa vitalidade é essencialmente uma força, mas quando esta revestida de materia parece-nos um elemento químico sumamente refinado.

Existe essa força ou energia em todos os planos embora no momento, e para atender ao objetivo que nos ocupa, só consideraremos a sua manifestaçao e expressao no corpo físico.


Entre o Plano Fisico e o Plano astral existe uma região intermediária batizada de etérica. Didaticamente a gente pode chamá-la de Plano Etérico, ainda que não seja exatamente um plano e sim uma região que às vezes associa a si mesma mais ao Plano Físico e às vezes mais ao Plano Astral.
Por outro lado a região etérica possui um corpo próprio chamado comumente de Duplo Etérico. É um corpo idêntico ao corpo físico e é nele que se encontram os meridianos da acupuntura.


Sonhando

Quando se sonha que se acordou e se anda pela casa, é provavelmente uma experiência na região etérica; e quando se acorda de novo é porque a consciência etérica se deu conta de que não está no físico e leva o duplo etérico até o corpo físico.
As anestesias são um deslocamento total ou parcial do duplo etérico, a hipnose é uma manipulação do duplo etérico. Desmaios e tonteiras são o afrouxamento do duplo etérico em relação ao corpo físico.


Se o duplo etérico é ferido pode transmitir o ferimento através de doenças para o corpo físico, o contrário também é verdadeiro.

A Consciência Do Plano Astral

Relacionado ao astral, o duplo etérico é responsável pela consciência do Plano Astral enquanto estamos acordados, que pode ser uma experiência psicológica ou de clarividência.
Todos os objetos físicos têm um duplo etérico, mas nem todo objeto etérico tem um duplo físico.


Como freqüentemente a região etérica é relacionada ao Plano Astral ou ao Plano Físico vale pouco para um iniciante estudar essa região separadamente, o importante apenas é saber que existe.
Conforme formos nos aprofundando no assunto o Duplo Etérico vai sendo mais compreendido,até formamos uma definiçao completa. Este assunto é muito denso e com muitas variantes, mas de extrema importância.
C.W Leadbeater - Sociedade Teosofica
LUZ E HARMONIA

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mais uma prenda linda!


Este carinho tão lindo que representa o Amor Incondicional me foi ofertado pelo Mentuhenhat da Piramide do Conhecimento e Sabedoria, pessoa que respeito muito pelo seu jeitinho de ser e do conhecimento que nos transmite. E usando suas palavras"Está lá uma prova de Amor e Luz para si..." E eu a recebo com humildade e de coraçao meu amigo e que este Amor Incondicional irradie sua LUZ e AMOR para voce, em primeiro lugar, e para todos aqueles que aqui passam, sejam os amigos, os que nao falam nada, os que me seguem e até para aqueles que por aqui passam sem querer.
Deixo entao a todos o meu mais puro Amor Incondicional no sentido mais puro de tudo que ele representa.
LUZ E HARMONIA

sábado, 4 de julho de 2009

O que esta imagen revela a você ?


Meu amigo Bruxinho o Eolos me presenteou com esta foto que ele tirou de dentro do carro, ele disse que viu uma forma perfeita, mas gostaria de saber o que voces conseguem ver....

Beijinhos Bruxildos Caillean

Mais um Selinho!


A minha linda amiga Jaquelyne do Jaque sou me ofereceu este lindo selo, eu agradeço sua amizade linda e digo que ela é recíproca e aceito com todo o meu carinho o seu mimo. Este selo da uma sensaçao de aconchego e isso é muito bom.
Mais uma vez obrigada minha linda escritora que quer ser uma árvore :-)
Bem lindas energias no momento nao estou repassando os selinhos, total falta de tempo mesmo, mas depois, com calma repasso.
Jaque fica aqui um beijao linda e estou torcendo la no seu blog por voce viu.
Caillean )0(

quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Mestre e os Elementos!


"Seja terra", disse o mestre.



"A terra recebe os dejetos de homens e animais, e não é perturbada por isto; muito pelo contrário, transforma as impurezas em adubo, e fertiliza o campo".


"Seja água", disse o mestre.



"A água limpa a si mesma, e limpa tudo aquilo que toca. Seja água em torrente".



"Seja fogo", disse o mestre.
"O fogo faz a madeira podre transformar-se em luz e calor. Seja o fogo que queima e purifica".



"Seja vento", disse o mestre.



"O vento espalha as sementes sobre a terra, faz o fogo arder com mais brilho, empurra as nuvens - para que a água caia sobre todos os homens".



"Se você tiver a paciência da terra, a pureza da água, a força do fogo, e a justiça do vento, você está livre".



[Autor Desconhecido]
LUZ E HAMONIA

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails