sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lughnasadh - Época da primeira Colheita



1 de agosto - Hemisferio Norte


Também conhecido pos Lammas festa da primeira colheita, uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que colhemos
O nome Lughnasadh veio duma festa agrícola típica dos Céltico. Uma festa da colheita em honra ao deus céltico do Sol: Lugh (o maior guerreiro dentre os celtas, pois derrotou os gigantes que exigiam sacrifícios humanos).




Já o nome Lammas significa "Missão do Pão (loaf Mass)", que representa o alimento (geralmente pão ou bolo ou qualquer outra massa) feito com os grãos, que representam a colheita, e repartido (como alimento sagrado) entre os membros do coven ou da família ou mesmo entre amigos. Este nome vem do costume medieval de levar os primeiros pães (bolos, etc) para uma celebração.


Correspondências



Em cada um dos 8 sabás da Roda do Ano na Bruxaria existem correspondências específicas para a composição dos rituais baseadas nos simbolismos de cada época.






Plantas e frutos: Flores da acácia, aloés, olíbano, nozes, cerejas, arroz, cevada, urze, murta, girassol, milho, aveia, trigo, amoras, maçãs, além de todos os grãos e frutos maduros da estação.






Comidas típicas: Pães caseiros, bolos de cevada, cordeiro assado, além de tortas e outros pratos feitos a partir dos frutos da estação.






Bebidas típicas: Vinhos, cervejas, chás e sidras, além de sucos e outras bebidas preparadas a partir dos frutos da estação.


Ervas : flores de acacia, aloe, talo de milho, olibano, girassol, trigo


Incensos: acácia, aloé, olíbano, rosa e sândalo.



Cores: laranja e amarela.



Pedras: aventurina, citrino, peridoto e sardônia.





Deuses geralmente representados: Lugh, Baco, Apolo, Rá, Ceres, Deméter, Mani, Urihi, Kupeirup, Iaçá, Danu, Gaia, Pele, Brigid, Uzume, e os demais deuses e deusas da colheita, fartura e proteção.

Altar


Decore o altar:

Coloque seu caldeirão no centro com quatro velas laranjas ao redor (representando os quatro sabbats da colheita). Acenda um incenso de  acácia, aloé, olíbano, rosa ou sândalo.. Coloque ramos de trigo e grãos de aveia sobre o altar, junto com um pão feito por você uma grande figura do Deus Lugh feita de pao e milho (se não conseguir fazer, qualquer outro pão caseiro serve). Uma cesta cheia de paezinhos e biscoitos. O cálice deve estar com vinho ou suco de uva (o que você achar melhor).



Ritual


Disponha o circulo da maneira que esta acostumado, invoque a Deusa e o Deus e de frente para o altar diga:

Hoje festejamos a primeira colheitaEsta é a ressurreiçao de Lugh, o Rei do Sol, que morre com o ano que vai, o Rei do Milho, que perece quando o grão é colhido. Encontramo-nos, agora, entre a esperança e o medo, em tempo de espera. Nos campos, o grão esta maduro mas ainda nao foi ceifado.



É dia de celebrar o pão que sustenta a todos


Que a fartura da Terra seja abençoada



Trabalhamos muito para que varias coisas se realizasssem, mas as recompensas ainda nao sao certas. Agora, a Mae torna-se a ceifeira, o Ser implacavel que se alimenta da vida para que uma nova vida possa crescer. A luz diminui, os dias encurtam, o verao passa. Renimo-nos para girar a roda, sabendo que, para colher, devemos nos sacrificar, e o calor e a luz devem ceder lugar ao inverno.

Alguns graos de cereais devem ser jogados no fogo enquanto voce canta com o pensamento no sentido de se livrar de todos os seus medos e seus problemas. Pensando nas coisas boas que voce ja colheu e colhera de hoje em diante!

Diga:

Neste fogo, possa ele ir alem de mim e dos meus!
Possa ele ir, possa ele ir,
Possa ele ir no fluxo da mare
E queimar sob o sol vermelho
Enquanto o ano se esvai e se extingue,
Enquanto tudo se extingue,
Enquanto tudo passa,
Enquanto tudo se extingue...(repetir as duas ultimas linhas)

Eleve o Deus pao, e diga:

Eis a semente de vida!!!

Coma um pedaço deste pao e diga:

Como da  vida que morre e renasce!!!


Eleve o cálice e diga:



Eu bebo este vinho em homenagem ao Deus da fartura e abundância, o grão renascido, e à Deusa da colheita, que mantém toda a vida.






Beba o conteúdo do cálice, fazendo uma libação aos deuses. Cante, dance, leia poemas em voz alta. Quando terminar, agradeça aos deuses e aos quadrantes e desfaça o círculo.



Nota: Este ritual esta descrito para so uma pessoa fazer, mas seria interessante que se nao pertence a um Coven convide amigos que apreciam estas coisas e adapte o ritual.

Nota 2: No Hemisfério Sul é festejado Imbolc no dia 2 de fevereiro entao quem segue o norte morando no sul sempre deve acrescentar algo do outro sabbath no altar em homanagem a natureza, apesar que quando fechamo um circulo estamos no que se chama "mundo entre mundos".






DESEJO A TODOS VOCES UMA MARAVILHOSA COLHEITA!!!


Fonte : Wikipedia, Starhawk


LUZ E HARMONIA

Carinho

Caillean )0(

Nenhum comentário:

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails