quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Samhain - Halloween e a Historia de Jack O´Lantern



A Roda girou mais uma vez e Samhain chega agora no dia 31 de outubro trazendo expectativas de uma finalizaçao positiva e um recomeço cheio de encantos e magia permitindo que o ano que chega seja favorável a todos nós que seguimos a Roda em todos os sentidos!

Espero que este ano tenha sido muito proveitoso para todos aqueles que seguem ou nao a Roda!

Ja escrevi muito sobre esta data mas sempre acho algo interessante gosto de compartilhar com voces.

Mais um pouquinho sobre o Samhain, uma outra maneira de perceber...

A comemoração do Ano Novo Celta é um momento misterioso que não pertence nem ao passado, nem ao presente, nem a este mundo e nem ao outro. É o momento onde os portões entre os mundos se abrem e o véu que os oculta, se torna mais tênue. Época ideal para acessarmos o Outro Mundo ou Outras Dimensoes.

Samhain marca também o início de um novo período e um novo recomeço em nossas vidas. Homenageie a memória dos antigos preparando alimentos de sua preferência e contando suas histórias aos seus descendentes. Ao anoitecer, acenda velas nas janelas da frente de sua casa, em sinal de respeito aos seus antepassados.

Os celtas praticavam rituais de purificação, queimando simbolicamente, nas fogueiras ou no caldeirão, todas as suas frustrações e as ansiedades do ano anterior. Este festival é sinônimo de quietude, introspecção e renovação.


O sentido de Samhain é nos sintonizarmos com os que já partiram para lhes enviar mensagens de amor e harmonia. A noite do Samhain é uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces.


Eu, desde sempre, sigo o Hemisfério Norte porque sinto a egrégora mais forte no Norte que no Sul entao encontrei um texto que explica bem como e porque eu sigo o Norte...é fato que deixo claro que cada um deve seguir o Hemisfério que se sentir melhor..mas vamos ao texto:

Algumas curiosidades nas histórias do Samhain:


Alguns de vocês devem estar se perguntando por que comemorar Samhain agora, já que no Hemisfério Sul estamos na época de Beltane. Falando um pouco da minha experiência pessoal (pois a forma como encaramos a roda do ano é bastante pessoal), foi com a Roda Mista que eu consegui realmente me inserir na Roda do Ano. 

Achei bem mais fácil celebrar Samhain nessa data em vez de quebrar esse costume que eu tenho desde criança e que todos ao meu redor também praticam. Eu não inverto os festivais Celtas, pois todos eles continuam na forma de outras festas em suas datas originais. Finados e dia de Todos os Santos é Samhain (honra aos mortos e divindades). Maio é mês das noivas, tema de Beltane, que nos fala do amor sensual e da fertilidade. Imbolc, festa de Brighid, deusa da tríplice chama, que está viva na forma da festa da candelária, também com a temática do fogo.

Outro exemplo de como se pode trabalhar no Hemisfério Sul sem inverter os temas originados no Hemisfério Norte é o da Astrologia. O zodíaco é todo orientado pelo Hemisfério Norte e aqui no Hemisfério Sul ele não é invertido e os signos continuam fazendo sentido para nós. Podemos observar detalhes interessantes: escorpião, signo do mês de outubro/novembro (Samhain), é regido por plutão, que é o grego Hades, senhor do mundo dos mortos (o Outro Mundo, tema de Samhain). Touro, signo do mês de abril/maio (Beltane), é regido por vênus, que é a grega Afrodite, deusa do amor e sedução (temas de Beltane).

Já nos Solstícios e Equinócios é necessário que se faça a inversão em relação ao Hemisfério Norte para que as estações sejam celebradas com coerência, pois no solstício de inverno faz frio, no solstício de verão faz calor, no equinócio de primavera as árvores explodem em cores e no equinócio de outono, suas folhas morrem. Celebrar as estações pelo Hemisfério Norte (isto é, celebrar o solstício de verão em nosso inverno, por exemplo), nos impede de vivenciar plenamente a Natureza ao nosso redor.

Outra maneira ( que é a que eu faço) é seguir o Hemisfério Norte mesmo nos Solsticios e Equinócios colocando uma representaçao da estação no altar, por exemplo Litha  no Hemisfério Sul é inicio do inverno e no Hemisfério Norte é Inicio do Verão então vamos festejar Litha como deve ser festejado e colocamos símbolos do Yule como velas, fitas, ou qualquer coisa que simbolize o inverno para nós, nos harmonizando assim com o Festival em si como também com as estaçoes do ano. Fazendo então uma Roda Mista.



Roda do Ano

Obs: cabe a cada um ver o que é melhor para si, sempre falo isso porque não é regra o principal é que você se sinta conectado com o que está fazendo.


Para saber tudo que tenho na CASA DA FLORESTA clique em SAMHAIN

Todo ano coloco um Ritual para ser feito em Samhain ou véspera de ano novo, este ano escolhi um vídeo que gosto muito, 


RITUAL PARA O SAMHAIN

Eu ia colocar um encantamento que tenho no meu Livro das Sombras quando achei o mesmo encantamento num vídeo da  Ivana que é um doce de Bruxinha, e achei que vizualizando o encantamento voces entenderiam melhor.

Antes de começar é importante lembrar que é um ritual individual. Então faça uma pequena meditaçao para ficar mais tranquila(o) e relaxada(o) podendo assim chamar o poder para dentro de voce. É muito importante dizer que é imprescindivel que voce esteja totalmente concentrada(o) - presente naquilo que está fazendo para que a energia se expresse e o ritual dê certo.


Também tenho falado todos os anos sobre o Halloween e uma vez contei a história do Jack O´Lantern entao coloco os links para voces lerem os anteriores.
DESEJO QUE TODOS VOCES TENHAM UM ABENÇOADO SAMHAIN

E UMA BADALADA FESTA DE HALLOWEEN


LUZ E HARMONIA

Caillean )0(

Nenhum comentário:

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails