segunda-feira, 7 de abril de 2014

MAGIA, RITUAIS E ÉTICA



Tenho muitos livros de magia e faço de quase todos meus livros de cabeceira, pois os estou sempre consultando, e recebo, por email ou facebook perguntas pertinentes à magia em si e tudo que se refere a ela, principalmente de pessoas que estão descobrindo a grande Arte  somente agora e a grande maioria pessoas novas. Entao, resolvi postar coisas mais simples para que todos fiquem satisfeitos e orientados porque, mesmo na Arte, temos pessoas que cobram aos desavisados uma soma, as vezes considerável, para se fazer um ritual. Não é errado cobrar...se você esta dando um curso, ou tirando um tarot, muito pelo contrário temos que cobrar porque existe uma troca de energias e para que o bruxo ou mago não fique com a energia da pessoa que está atendendo existe esta troca.

Uma vez tirei o tarot e a pessoa me levou uma garrafa de vinho tinto e mais uma lembrancinha, eu aceitei, era uma troca, e a pessoa nem poderia pagar se eu cobrasse porque o problema dela era financeiro..então como cobrar em dinheiro de uma pessoa assim?

E acho muito válida a cobrança quando o bruxo ou magista tira o tarot ou qualquer outro oráculo com a finalidade de sobrevivência, é seu trabalho passar o dia inteiro antendendo e mais do que justo receber para colocar comida na mesa e pagar suas compras concordam comigo?

Bem mas vamos ao assunto que me fez querer fazer esta postagem. Achei um artigo muito pertinente em alguns livros que tenho muito respeito pelos autores e quero dividir com vocês.

Como fazemos as coisas na magia acontecerem?

Bem todo o ato repetido que esteja em harmonia com a Ordem Universal e que tenha como objetivo provocar um determinado efeito é um Ritual.

Etimologicamente derivado do vocábulo sânscrito "rita", que significa "de acordo com a ordem", os rituais põem-nos em contato com outros planos e realidades, mas para que adquiram valor e provoquem efeito, é necessário que se realizem segundo regras definidas, sujeitas a Leis muito precisas, transmitidas pela Tradição e que não devem ser alteradas.


Os rituais provocam efeitos, ativando a Lei da Simpatia, que se baseia na existência de uma Energia Primordial que faz a ligação entre tudo o que existe no Universo, criando nesta nossa dimensão um composto a que chamamos plasma que é justamente quase palpável o que esta se criando.

Segundo a Tradição , todos os mundos, visíveis ou invisíveis, estão ligados entre si por Portais ou pontos de contato, não sendo mais do que múltiplos aspectos ou reflexo de um único Principio. Estes mundos ou Planos, que podemos, também, chamar de dimensões, formam uma cadeia e o ritual tem como função fazer o contato entre eles.

Esse contato obtém-se tendo por base a "Lei da Simpatia , ou " Lei da Analogia" que é o princípio da revelação universal ensinada por Hermes Trismegisto na Tábua de Esmeralda. (clica no nome de Hermes para conhecer sua historia).

Dele veio a famosa frase que todo Bruxo ou Magista conhece "O que está em cima é como o que está em baixo e o que esta em baixo é igual ao que está em cima...."


Na Magia Cerimonial, o ritual é o meio de ativar aou controlar Energias de modo a conseguir produzir efeitos ou influenciar algumas situações.

Esses efeitos são conseguidos através da manipulação controlada de determinados objetos, cores, perfumes, sons e gestos que, segundo a Lei da Analogia, representam no nosso Plano ou Dimensão as Energias que queremos controlar.

Os objetos rituais, a sua disposição , as palavras e os gestos utilizados de forma correta, justa e perfeita, nos permitem abrir Portais dos Planos ou Dimensões e fazer o contato com as outras realidades. (o que nas mãos de um leigo representa um grande perigo, por exemplo : um grande numero de pessoas gosta de fazer a Brincadeira com o Copo ou Usar uma Tábua de Ouija. (ver nota)

NOTA IMPORTANTE: por favor não façam isso nunca porque vocês poderão abrir, realmente e sempre, um portal para coisas que não ouso imaginar e so vão lhe trazer o mal, não so para o ambiente onde foi feito como algumas coisas que vem através destes portais podem criar uma afinidade doentia  com uma pessoa do grupo que seja mais suscetível ou até sensitiva do grupo, a ponto de levar a pessoa a uma instituição psiquiátrica).

A finalidade da Magia Ritual não é modificar o projeto de vida que nos foi atribuído, para que um determinado objetivo, escolhido por nós, possa ser atingido. Não devemos esquecer que o caminho é interior e solitário. A Magia não elimina os obstáculos mas desperta em nós a consciência e dá-nos a força necessária para os ultrapassar.

A vida é uma escada com muitos degraus. A Magia Ritual pode ajudar-nos a subi-la, criando proteções contra as influências externas que nos podem afastar do Bom Caminho e fazer-nos perder o Bom Combate.

Obs : Os Bruxos, os Bruxos Wiccanos, os Xamãs tem uma maneira diferente de chegar a estas outras Dimensões ou Portais de uma maneira mais segura.


Bibliografia: Dogma e Ritual da Alta Magia (Eliphas Levy)
                      Meu Livro das Sombras (Caillean)
                      Rituais Antigos para um mundo novo ( J. Medeiros)
                      Wikipedia

LUZ E HARMONIA

Caillean )0(

Nenhum comentário:

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails